Descobri que manter o pelo do yorkie brilhante não começa na escova, nem no xampú. Começa na alimentação!
Se o cão não estiver ingerindo as vitaminas, minerais, etc necessários, a pelagem dele vai ficar feia ( entre outras coisas piores, como doenças né) e não vai ter produto importado que dê jeito. Ou seja, antes de tudo, verifique com seu veterinário se a alimentação do seu yorkie está ok ( eu prefiro alimentação cozida ou natural do que ração).
Feito isso, passamos aos cuidados com a pelagem em si.
Quando você opta por um yorkshire terrier, lembre-se que terá duas opções:
1- manter o pêlo sempre aparado bem curtinho ou
2- Escovar seu cão todos.os.dias
Se você ficou com a segunda alternativa, como eu, lembre-se de fazer a hora da escovação um momento agradável. No começo a Mel não gostava muito, dá para perceber pela foto né? hehehe
Mas hoje ela melhorou , e eu também escolho as horas em que ela está mais calma ( geralmente após passear ou brincar) para a escovação. O ideal é utilizar uma escova reta sem pinos ( não é a da foto) e um pente, mas caso você não encontre, utilize uma escova apropriada para cães, que já é melhor do que não escovar. O truque é escovar todos os dias mesmo, pois se você ficar uns diazinhos sem passar a escova, notará muitos nós, o que vai ficar cada vez mais complicado para tirar, você vai ficar com mais preguiça, seu yorkie vai virar uma maçaroca de nós e sofrerá muito para retirar tudo depois , no banho do pet shop. Não deixe seu yorkie sofrer na escovação : tose ou se comprometa a escová-lo todos os dias.
Além da escovação diária, é importante complementar as sessões de tosa em um profissional, onde ele deverá raspar orelhas, bumbum, patinhas e cortar as unhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário